terça-feira, 18 de maio de 2010

Motivos para deixar – ou nem sequer começar – a fumar

-Não temos mau hálito e as nossas roupas cheiram bem;

-Temos uma bem maior esperança de vida;
-As nossas capacidades desportivas estão no seu melhor;
-Poupa-se muito dinheiro;
-O olfacto e o paladar tornam-se mais apurados;
-A pele mantém um aspecto saudável, não fica baça;
-Os dentes continuarão sempre branquinhos;
-O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia;

“Justificações” que os fumadores dão ao seu vício:

- Fumar dá prazer;

- Fumar tem um bom sabor;
- Fumar é um ritual;
- Fumar provoca uma sensação de bem-estar e de relaxamento;
- Fumar ajuda a distrair e é uma forma de ocupar o tempo;
- Fumar é um factor estimulante;
- Fumar facilita a desinibição para contactos sociais;
- Fumar facilita a desinibição para contactos profissionais;
- Fumar é algo que ajuda a auto-afirmação.

E o fumador passivo???

Hoje sabemos os danos que uma pessoa pode sofrer se convive ou está exposta à fumaça de pessoas que fumam. Estes fumadores passivos podem ter bronquite, pneumonia, constipações frequentes e asma. Uma pesquisa feita nos EUA constatou que a causa de 3000 cancros de pulmão estava associada a fumadores passivos.


Um cigarro aceso produz dois tipos de fumaça: a que o fumador aspira e devolve depois de filtrada no seu pulmão, e a chamada fumaça lateral que é aquela com a qual o fumador passivo entra em contacto. Esta última sai directamente do cigarro e, por não passar pelo filtro do pulmão de quem está fumando, possui as mesmas substâncias tóxicas que a primeira em concentrações ainda maiores.
A fumaça lateral contém 3 vezes mais nicotina, 3 vezes mais monóxido de carbono e 50 vezes mais substâncias cancerígenas. Um não fumador que trabalhe junto a um fumador, no final de um dia de trabalho "fuma" de 1 a 4 cigarros. Cientistas têm mostrado que o fumador passivo absorve quase tantas substâncias tóxicas e carcinogenicas como o fumador activo e a incidência de cancro do pulmão nestes é o dobro da verificada na população em geral

Os poluentes do cigarro dispersam-se pelo ambiente, fazendo com que os não-fumadores próximos ou distantes dos fumantes, inalem também as substâncias tóxicas.
Os não fumadores e os filhos dos fumadores correm diversos perigos. Estudos comprovam que filhos de pais fumantes apresentam uma incidência 3 vezes maior de infecções respiratórias (bronquite, pneumonia, sinusite) do que de pais não fumantes.


Por outro lado, as grávidas não fumadoras que convivem com fumadores transmitem às crianças em gestação quase os mesmos efeitos nocivos como se fumassem.

Afinal, o que é a nicotina? Que males ela pode provocar ?


A nicotina é responsável por parte dos efeitos nocivos do tabaco e é a causadora da dependência química. A grande dificuldade que algumas pessoas enfrentam quando tentam abandonar o vício relaciona-se com a falta que o organismo sente da nicotina, o que dificulta, e muito, a desabituação. Essa substância, ao longo do tempo, provoca o desenvolvimento de tolerância, ou seja, a pessoa tende a consumir um número cada vez maior de cigarros para sentir os mesmos efeitos que originalmente eram produzidos por doses menores.



Alguns fumantes, quando param repentinamente de fumar podem sentir uma ânsia incontrolável por um cigarro, irritabilidade, agitação, prisão de ventre, dificuldade de concentração, transpiração excessiva, tonturas, insónia e dor de cabeça. Estes sintomas caracterizam a síndrome de abstinência e desaparecem dentro de uma ou duas semanas.

A vida média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas. Quem fuma regularmente verifica que, a pouco e pouco, aumenta o número de cigarros fumados por dia. O tempo de intervalo entre dois cigarros encurta-se e adquirem-se outros rituais associados: as bebidas alcoólicas, o café, a chiclete e os ansiolíticos.
Além da nicotina, o cigarro tem na sua composição um grande número de substâncias tóxicas como o alcatrão e o monóxido de carbono. Há também substâncias irritantes como a acroleína, fenóis, acido cianídrico, amoníaco, etc. que são responsáveis pela contracção dos brônquios, pela tosse típica do fumador e pela alteração dos mecanismos de defesa do pulmão.

Os desportistas

Os atletas fumadores, mesmo os adolescentes, cansam-se com mais facilidade e têm maior dificuldade em recuperar do esforço realizado. O seu rendimento desportivo diminui devido a inalação de monóxido de carbono, que vai perturbar as trocas gasosas ao nível dos alvéolos pulmonares. O sangue recolhe menos oxigénio e a sua distribuição pelos músculos é menor.

Efeitos do Tabaco no Organismo:


Quando o fumante dá uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões, chegando ao cérebro geralmente em 9 segundos. Ao fumar um cigarro, a nicotina é imediatamente distribuída pelos tecidos.



§ Sistema Nervoso Central:


A nicotina é considerada um leve estimulante do humor, apesar de um grande número de fumantes relatarem que se sentem relaxados quando fumam. Regista-se a diminuição do apetite, dores de cabeça e tonturas.



§ Sistema Circulatório:


Enquanto fuma, o fumante regista um pequeno aumento no batimento cardíaco e na tensão arterial (aumento da vasoconstricção e na força das contracções cardíacas).
A repetição destes acontecimentos conduz ao risco de desenvolver doenças cardíacas que é de 60 a 70% mais elevado do que nos não fumadores, enfartes do miocárdio e derrames cerebrais (AVC).
A morte súbita cardíaca é 2 a 3 vezes mais frequente nos fumadores entre 35 e os 50 anos que nos não fumadores.


§ Sistema Digestivo:

O fumo causa uma maior lentidão das contracções do estômago, dificultando a digestão. O seu uso continuado dá origem, inicialmente, a náuseas, dores abdominais, diarreia, vómitos e, com o passar dos anos, a úlceras digestivas e cancros de esófago, boca e estômago.
Pode ainda escurecer a língua e os dentes e levar a perda do paladar.
Cancro da boca


§ Sistema Respiratório:


Os numerosos gases irritantes existentes no fumo do tabaco, como a acroleína e o formaldeído, estimulam a produção de muco nas vias respiratórias e impedem a expectoração, provocando a tosse do fumador e a alteração no olfacto. O seu uso continuado causa o desenvolvimento progressivo doenças pulmonares como infecção nas vias respiratórias, aumento da frequência respiratória, pneumonia, bronquite crónica, enfisema pulmonar e vários tipos de cancros como os de pulmão, laringe, faringe e traqueia.



§ Sistema Reprodutor:


Algumas crianças experimentam o primeiro cigarro entre os 11 e os 14 anos, por mera curiosidade incutida pela sociedade de consumo ou para se afirmarem, em grupo, como elementos mais amadurecidos. Regra geral o primeiro cigarro não sabe muito bem.
Se o adolescente insistir em habituar-se a fumar, depois de alguns cigarros, pode surgir a dependência, a qual irá trazer enormes dificuldades para se livrar do vício.
Depois dos 17 anos, o jovem passa por uma fase que se caracteriza por um dos dois tipos de atitude: pegar ou largar
Causa impotência e infertilidade.

§ Tabaco e gravidez:


Quando a mãe fuma durante a gravidez, "o feto também fuma" recebendo as substâncias tóxicas do
cigarro através da placenta. O tabagismo materno influencia o crescimento fetal, aumenta os batimentos
cardíacos no feto, provoca abortos espontâneos, gravidezes complicadas, partos prematuros, redução do pesoà nascença e o risco de alterações neurológicas no bebé.
Durante e amamentação, as substancias tóxicas do cigarro também são transmitidas para o bebé através do leite materno.

Para lembrar e falar do Tabaco

A fim de encorajar os fumadores a abandonar o tabaco e para despertar a consciência do público para o impacto do tabagismo na saúde, a Organização Mundial da Saúde determinou como oficiais para o combate à epidemia do tabagismo as seguintes datas:


§ O Dia Mundial sem Tabaco (31 de Maio)
§ O Dia do Não Fumador (17 de Novembro)

O objectivo é alertar as pessoas, divulgando os males do fumo para que reduzam cada vez mais o consumo.
Os fumadores passivos preocupam a OMS. Um fumador passivo tem 30 % a mais de hipóteses de ter cancro do pulmão e 24 % a mais de risco de enfarte.
As campanhas para controlo do tabagismo vêm recebendo um destaque cada vez maior em diversos países, ganhando apoio de grande parte da população. Se cada fumador conhecer, em pormenor, os malefícios do tabaco na sua saúde e os benefícios que poderá obter se deixar de fumar, então será mais capaz de reflectir e tomar uma decisão mais ponderada e definitiva. A informação é muito útil para advertir as pessoas para os males causados pelo fumo.

O primeiro cigarro

Algumas crianças experimentam o primeiro cigarro entre os 11 e os 14 anos, por mera curiosidade incutida pela sociedade de consumo ou para se afirmarem, em grupo, como elementos mais amadurecidos. Regra geral o primeiro cigarro não sabe muito bem.

Se o adolescente insistir em habituar-se a fumar, depois de alguns cigarros, pode surgir a dependência, a qual irá trazer enormes dificuldades para se livrar do vício.
Depois dos 17 anos, o jovem passa por uma fase que se caracteriza por um dos dois tipos de atitude: pegar ou largar



Histórico - Como apareceu o tabaco ???

O tabaco é uma planta do género nicotiana cujo nome científico é Nicotiana tabacum, da qual existem mais de 50 espécies diferentes, de onde é extraída uma substância chamada nicotina.

O tabaco é originário da América e conhecido há cerca de 8 mil anos por praticamente todas as culturas que habitavam o continente antes dos Grandes Descobrimentos. "Bebido, comido ou fumado, esta planta intervinha em cerimónias religiosas, rituais de passagem da adolescência para a idade adulta, com objectivo de purificar, contemplar, proteger e fortalecer os guerreiros, além de se acreditar que a mesma tinha o poder de predizer o futuro. Quando faltava tabaco, os indígenas diziam que a tribo estava pobre.
A partir do século XVI, o seu uso foi introduzido na Europa por Jean Nicot, diplomata francês, que veio a dar nome à planta. O seu consumo estendeu-se rapidamente devido ao grande valor terapêutico que lhe era atribuído No início, através do cachimbo, a difusão foi tal que a Coroa de Espanha monopolizou o seu comércio.
Surge então a moda de aspirar rapé (fumo raspado, em pó), ao qual foram atribuídas qualidades medicinais. Era muito utilizado para aliviar enxaquecas!!! Era visto de maneira contraditória: às vezes era considerado um hábito elegante; outras vezes como um vício repugnante. A obra “Os Maias”, de Eça de Queirós, faz referência ao seu uso. O rapé era vendido em caixinhas de prata, madeira, cartão decorado, etc. Algumas eram verdadeiras jóias. Podia ser comprado já ralado (pronto para consumo) ou ainda em pedaços de fumo inteiro. Nesse caso, com um minúsculo ralador ralava-se o fumo na hora para se obter um cheiro de qualidade superior (da mesma forma como, para se obter um bom café, o grão é moído na hora).
Ao longo do século XVIII o tabaco tornou-se uma planta de consumo profano, destinado ao prazer e a diversão. O Papa Urbano VIII excomungava quem se permitisse praticar acto tão repugnante junto dos arredores das dioceses.
O tabaco tornou-se um hábito definitivo da cultura ocidental durante o século XIX. Iniciou-se o uso do charuto, muito utilizado para o exibicionismo. Embora já se ouvissem rumores sobre os malefícios causados pelo cigarro, a Ciência pouco se interessou pelo tabagismo antes da primeira metade do século XX. Para se ter uma ideia, os primeiros estudos acerca do tabagismo só apareceram a partir de 1950.
Por volta de 1840 a 1850, surgiram as primeiras descrições de homens e mulheres fumando cigarros, porém somente após a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) o seu consumo se popularizou.
Durante a Segunda Guerra Mundial os maços de tabaco faziam parte da ração dos soldados. Quem não fumava, passou a fazê-lo.
Em franca expansão, o cigarro conquista novos adeptos em todas as áreas. Hollywood rendeu-se ao charme do hábito. E o hábito transformou-se em charme.
A juventude transviada dos anos 50 adoptou o cigarro como símbolo de rebeldia, mesmo que sem causa. Os poetas e escritores do Pós-guerra, apaixonados pela aventura nas estradas da América, tinham no cigarro um símbolo de liberdade. Seus herdeiros mais radicais, os hippies, mantiveram esse costume.
No início dos anos 70 escrevem-se os primeiros relatórios médico–científicos relacionando algumas doenças com os danos causados pelo cigarro. Estes relatórios não foram muito convincentes pois iam contra o ambiente liberal vivido. O hábito de fumar era pouco criticado e amplamente aceite. Fumar em locais fechados como autocarros, cinemas e lojas era absolutamente normal. Não se questionavam as incompatibilidades entre o hábito de fumar, os estilos de vida, nem mesmo com a prática desportiva.
Os anos 80 foram marcados pelo combate ao fumo e sua comercialização. A indústria do cigarro foi intensamente investigada nesse período. Dão-se os primeiros processos judiciais contra as tabaqueiras. Não havia mais dúvidas acerca dos malefícios causados pelo tabaco. Nesta década surgem políticas públicas voltadas para a prevenção e combate ao fumo.
Nunca o consumo do tabaco havia sido alvo de controlo. O seu uso foi proibido em locais fechados, transportes públicos, lojas e congéneres. Muitos países proibiram propagandas que incentivam a venda de cigarros

Nos anos 90 dá-se a internacionalização das lutas de combate ao fumo e o aparecimento de tratamentos contra os malefícios do tabagismo.
Hoje, existem inúmeros trabalhos que comprovam os malefícios do tabagismo à saúde do fumante e do não fumante exposto à fumaça do cigarro.
Apesar de tudo o que agora sabemos, o tabaco é cultivado em todas as partes do mundo, é responsável por uma actividade económica que envolve milhões de dólares e é uma das drogas mais consumidas no mundo.


Droga - Destruição da vida

O consumo de drogas causa, certamente, uma sensação agradável. Caso contrário, as pessoas não a consumiriam. Mas as consequências são tão graves e provocam tanto sofrimento que nenhum toxicómano se lançaria nessa viagem sem volta se, ao iniciar o consumo de drogas, tivesse total consciência dos efeitos que estas iriam provocar no seu próprio organismo e nas suas relações com a sociedade.

Um jovem, iludido por promessas vãs para a solução dos seus problemas, a maioria deles, inerentes à adolescência, começa a experimentar drogas leves e em pequenas doses. Ao aceitar um primeiro “charro” ignora, ainda, que está a dar o primeiro passo para um precipício que acabará por destruí-lo.
As primeiras perturbações manifestam-se rapidamente e ele torna-se ocioso, perde o gosto por todo o esforço físico. Todos os prazeres e interesses da vida vão-se perdendo. A alegria, a curiosidade, a sensibilidade, o respeito pelos outros e a sexualidade vão, progressivamente, desaparecendo.
Entretanto caiu numa teia em que imperam fortes interesses capitalistas. O vício rapidamente se instala: a dose vai aumentando e a força da droga também. O jovem torna-se um toxicodependente. Como a droga é muito cara, o toxicómano, que não pode passar sem ela, paga-a a qualquer preço e torna-se capaz de cometer crimes para obter as doses de que necessita.
O viciado torna-se um destroçado físico e moral. A sua recuperação será muito difícil, mesmo com a ajuda de curas de desintoxicação.

Quais Sao as Substancias psicoativas ?

                 Alcoolismo   

O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou     preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados

Drogas



Para a Organização Mundial de Saúde - OMS - DROGA é qualquer substância natural ou sintética que, ao ser fumada, inalada, ingerida ou injectada, provoca alterações psíquicas, sentidas como agradáveis numa primeira fase, mas que cria dependência, tornando as pessoas incapazes de viverem normalmente e integradas na sociedade.

  Há muitos produtos considerados drogas que são utilizados em medicina e que não constituem problemas para a saúde. Há ainda outras drogas de venda livre - como o tabaco e as bebidas alcoo1icas - que também acarretam inúmeros malefícios para quem lhe adicto.
   Todas as drogas são perigosas. Embora existam drogas mais perigosas que outras, todas contribuem para o desinteresse e desmotivação das pessoas em relação à vida e ao futuro. Por este motivo, a distinção entre drogas leves e drogas duras é discutível, uma vez que todas se podem tornar no único objectivo de uma vida.
  O consumo habitual de drogas conduz à dependência, que se caracteriza pela necessidade de consumir doses cada vez maiores de uma droga para obter os mesmos efeitos.

                                                                   
                                                            Tabagismo


O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, os cigarros contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência.

Algumas Vitimas de Drogas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Comportamentos perante um toxicodependente

Comportamentos Negativos:

✖Perseguir para vigiar o toxicodependente.

✖Dramatizar os seus primeiros consumos.
✖Culpabilizá-lo e recriminá-lo continuamente.
✖Fingir que não dá importância ao problema.
✖Deixar-se desrespeitar pelo toxicodependente.
✖Permitir que o toxicodependente lhe destrua a vida.
✖Ceder à chantagem e às ameaças (de que se matará, vai roubar ou prostituir-se se não lhe der dinheiro ✖para a droga).
✖Chantagear ou ameaçar o toxicodependente para que ele se trate.
✖Fazer dele apenas uma vítima.
✖Fazer de si próprio uma vítima dele ou do seu problema.
✖Esconder a droga dele ou os seus utensílios.



terça-feira, 4 de maio de 2010

Motivos associados ao uso de drogas

Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem:


-Recreação;
-Problemas pessoais e sociais;
-Influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas;
-Sensação imediata de prazer que produzem;
-A facilidade de acesso e obtenção;
-Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades; Fuga;

-Estimular;
-Acalmar;
-Ficar acordado ou dormir profundamente;
-Tentar parecer fixe;
-Emagrecer ou engordar;
-Esquecer ou memorizar algo;
-Fugir ou enfrentar;
-Inebriar;
-Inspirar;
-Fortalecer;
-Aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
-Aguentar situações difíceis, privações e carências;
-Encontrar novas sensações, novas satisfações;
-Força do hábito;
-Muitas das vezes revolta dos filhos contra os pais;
-Sentimento de Poder;

Tipos de drogas

Depressivas - diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, catamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro e etc).



Psicodistropticas ou alucinógenarias (drogas pertubadoras) – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, LSD, MDMA ou ecstasy e DMT.


Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite), PRACEMPA etc.
Quanto à forma de produção do indivíduo no comportamento cerebral podendo atrapalhar o processamento ou não, classificam-se como:
Naturais


Semi-sintéticas


Sintéticas





Aula de A.P.

Na aula passada de A.P. o professor ensinou-nos a criar um blogg na net.
 Eu criei um blogg sobre  " As substancias psicoativas" e aqui falo sobre o que sao e muito mais.