terça-feira, 18 de maio de 2010

Quais Sao as Substancias psicoativas ?

                 Alcoolismo   

O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou     preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados

Drogas



Para a Organização Mundial de Saúde - OMS - DROGA é qualquer substância natural ou sintética que, ao ser fumada, inalada, ingerida ou injectada, provoca alterações psíquicas, sentidas como agradáveis numa primeira fase, mas que cria dependência, tornando as pessoas incapazes de viverem normalmente e integradas na sociedade.

  Há muitos produtos considerados drogas que são utilizados em medicina e que não constituem problemas para a saúde. Há ainda outras drogas de venda livre - como o tabaco e as bebidas alcoo1icas - que também acarretam inúmeros malefícios para quem lhe adicto.
   Todas as drogas são perigosas. Embora existam drogas mais perigosas que outras, todas contribuem para o desinteresse e desmotivação das pessoas em relação à vida e ao futuro. Por este motivo, a distinção entre drogas leves e drogas duras é discutível, uma vez que todas se podem tornar no único objectivo de uma vida.
  O consumo habitual de drogas conduz à dependência, que se caracteriza pela necessidade de consumir doses cada vez maiores de uma droga para obter os mesmos efeitos.

                                                                   
                                                            Tabagismo


O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.

Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, os cigarros contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência.

Sem comentários:

Enviar um comentário