terça-feira, 18 de maio de 2010

Efeitos do Tabaco no Organismo:


Quando o fumante dá uma tragada, a nicotina é absorvida pelos pulmões, chegando ao cérebro geralmente em 9 segundos. Ao fumar um cigarro, a nicotina é imediatamente distribuída pelos tecidos.



§ Sistema Nervoso Central:


A nicotina é considerada um leve estimulante do humor, apesar de um grande número de fumantes relatarem que se sentem relaxados quando fumam. Regista-se a diminuição do apetite, dores de cabeça e tonturas.



§ Sistema Circulatório:


Enquanto fuma, o fumante regista um pequeno aumento no batimento cardíaco e na tensão arterial (aumento da vasoconstricção e na força das contracções cardíacas).
A repetição destes acontecimentos conduz ao risco de desenvolver doenças cardíacas que é de 60 a 70% mais elevado do que nos não fumadores, enfartes do miocárdio e derrames cerebrais (AVC).
A morte súbita cardíaca é 2 a 3 vezes mais frequente nos fumadores entre 35 e os 50 anos que nos não fumadores.


§ Sistema Digestivo:

O fumo causa uma maior lentidão das contracções do estômago, dificultando a digestão. O seu uso continuado dá origem, inicialmente, a náuseas, dores abdominais, diarreia, vómitos e, com o passar dos anos, a úlceras digestivas e cancros de esófago, boca e estômago.
Pode ainda escurecer a língua e os dentes e levar a perda do paladar.
Cancro da boca


§ Sistema Respiratório:


Os numerosos gases irritantes existentes no fumo do tabaco, como a acroleína e o formaldeído, estimulam a produção de muco nas vias respiratórias e impedem a expectoração, provocando a tosse do fumador e a alteração no olfacto. O seu uso continuado causa o desenvolvimento progressivo doenças pulmonares como infecção nas vias respiratórias, aumento da frequência respiratória, pneumonia, bronquite crónica, enfisema pulmonar e vários tipos de cancros como os de pulmão, laringe, faringe e traqueia.



§ Sistema Reprodutor:


Algumas crianças experimentam o primeiro cigarro entre os 11 e os 14 anos, por mera curiosidade incutida pela sociedade de consumo ou para se afirmarem, em grupo, como elementos mais amadurecidos. Regra geral o primeiro cigarro não sabe muito bem.
Se o adolescente insistir em habituar-se a fumar, depois de alguns cigarros, pode surgir a dependência, a qual irá trazer enormes dificuldades para se livrar do vício.
Depois dos 17 anos, o jovem passa por uma fase que se caracteriza por um dos dois tipos de atitude: pegar ou largar
Causa impotência e infertilidade.

§ Tabaco e gravidez:


Quando a mãe fuma durante a gravidez, "o feto também fuma" recebendo as substâncias tóxicas do
cigarro através da placenta. O tabagismo materno influencia o crescimento fetal, aumenta os batimentos
cardíacos no feto, provoca abortos espontâneos, gravidezes complicadas, partos prematuros, redução do pesoà nascença e o risco de alterações neurológicas no bebé.
Durante e amamentação, as substancias tóxicas do cigarro também são transmitidas para o bebé através do leite materno.

Sem comentários:

Enviar um comentário