terça-feira, 18 de maio de 2010

E o fumador passivo???

Hoje sabemos os danos que uma pessoa pode sofrer se convive ou está exposta à fumaça de pessoas que fumam. Estes fumadores passivos podem ter bronquite, pneumonia, constipações frequentes e asma. Uma pesquisa feita nos EUA constatou que a causa de 3000 cancros de pulmão estava associada a fumadores passivos.


Um cigarro aceso produz dois tipos de fumaça: a que o fumador aspira e devolve depois de filtrada no seu pulmão, e a chamada fumaça lateral que é aquela com a qual o fumador passivo entra em contacto. Esta última sai directamente do cigarro e, por não passar pelo filtro do pulmão de quem está fumando, possui as mesmas substâncias tóxicas que a primeira em concentrações ainda maiores.
A fumaça lateral contém 3 vezes mais nicotina, 3 vezes mais monóxido de carbono e 50 vezes mais substâncias cancerígenas. Um não fumador que trabalhe junto a um fumador, no final de um dia de trabalho "fuma" de 1 a 4 cigarros. Cientistas têm mostrado que o fumador passivo absorve quase tantas substâncias tóxicas e carcinogenicas como o fumador activo e a incidência de cancro do pulmão nestes é o dobro da verificada na população em geral

Os poluentes do cigarro dispersam-se pelo ambiente, fazendo com que os não-fumadores próximos ou distantes dos fumantes, inalem também as substâncias tóxicas.
Os não fumadores e os filhos dos fumadores correm diversos perigos. Estudos comprovam que filhos de pais fumantes apresentam uma incidência 3 vezes maior de infecções respiratórias (bronquite, pneumonia, sinusite) do que de pais não fumantes.


Por outro lado, as grávidas não fumadoras que convivem com fumadores transmitem às crianças em gestação quase os mesmos efeitos nocivos como se fumassem.

Sem comentários:

Enviar um comentário